Bruno Reis garante novo Centro de Convenções ainda em 2019 A declaração foi dada durante uma visita dos deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) às obras do

Por Henrique Brinco

O vice-prefeito de Salvador e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis (DEM), garantiu ontem que o novo Centro de Convenções será entregue ainda em 2019. A declaração foi dada durante uma visita dos deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) às obras do novo Centro de Convenções. "A nossa expectativa é que até o final do ano possamos fazer a inauguração do equipamento. Uma obra no valor de 120 milhões de reais com recursos próprios da prefeitura. Muitos desses recursos, quase a totalidade, são frutos de alienações de áreas que não tinham utilidade na cidade e transformamos", declarou.

O vice disse que a ausência de um centro de convenções resultou em um prejuízo na ordem de R$2 bilhões para a economia de Salvador. "Solicitamos à Câmara Municipal a desafetação de várias áreas e transformamos. Uma coisa é você vender uma área para pagar custeio. Nós transformamos uma área que não tinha utilidade em um equipamento fundamental para a economia de Salvador", explicou. O democrata afirma que o grande desafio de Salvador é mudar sua matriz econômica. “Vivemos em cidade que é a 8ª ou 9ª economia do país, a 1ª do Nordeste. Tem um PIB de R$ 62 bilhões. Mas quando vai para uma renda per capita, nós somos a 24ª capital. Isso significa que somos uma cidade muito pobre". 

O secretário argumentou que é necessário investir na economia para alcançar desenvolvimento social, e que a obra vai gerar empregos e incrementar o segmento relacionado a geração de eventos. "Por mais que a gente invista no social, e a prefeitura tem investido 66% de toda sua arrecadação nas áreas mais pobres da cidade, mas evidentemente é preciso mudar a sua matriz econômica. O último verão foi o verão da década. Dezembro, janeiro e fevereiro com a cidade bombando. O desafio é entre os meses de maio e novembro. E o Centro de Convenções fomenta turismo de negócios". “A capital baiana vai voltar a ser um importante polo de atração de eventos nacionais e internacionais, gerando mais emprego e renda para a nossa população”, assinalou. Além dos deputados, a atividade contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco.  

Reis anunciou que pretende promover um programa de visitas assistidas ao equipamento, localizado no antigo Aeroclube. A vistoria desta manhã foi uma proposta do deputado Targino Machado. Entre os presentes, estiveram os deputados Luciano Simões, Alan Sanches, Tom Araújo, Sandro Régis, Paulo Câmara, Kátia Oliveira e Luciano Ribeiro. O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, também esteve presente.

Na semana passada, o vice-prefeito Bruno Reis realizou uma visita assistida ao canteiro do novo Centro de Convenções, com mais de 20 vereadores de Salvador. Os legisladores municipais vistoriaram as obras e conheceram os detalhes do projeto do equipamento, que está sendo construindo no terreno em que funcionava o antigo Aeroclube.   "Fizemos na semana passada com os vereadores, agora com vocês deputados estaduais. Vamos iniciar com todos os setores que envolvem uma cadeia em torno da obra”, disse. 


Tribuna da Bahia

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário