Plantão
Política

Salvador deve ter seis novas linhas de BRT até 2025

Publicado dia 21/08/2019 às 15h12min
A Câmara Municipal de Salvador recebeu ontem, no Salão Nobre da Casa, a visita do vice-prefeito Bruno Reis

A Câmara Municipal de Salvador recebeu ontem, no Salão Nobre da Casa, a visita do vice-prefeito Bruno Reis. O também secretário municipal de Infraestrutura detalhou para os vereadores o andamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit). 

 

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD). Em seu discurso de abertura, o gestor relembrou sua trajetória política e destacou que trabalhou como estagiário no Paço municipal. "Não há como não chegar à Câmara Municipal e não passar um filme na minha cabeça", destacou o gestor, agradecendo a presença dos vereadores da Casa. Ele destacou que o BRT é um conjunto de obras para oferecer soluções em mobilidade e de infraestrutura, que correspondem a 78% de toda a obra. 

 

Segundo a Prefeitura Municipal de Salvador, o sistema de transporte vai atender bairros aonde as linhas de metrô não chegam. O projeto vai ligar polos econômicos da capital: o Centro e a região do Iguatemi. As obras de implantação do BRT incluem a construção de viadutos, elevados, ciclovias e linhas exclusivas. Os dois primeiros trechos vão ligar o Loteamento Cidade Jardim ao Shopping da Bahia e o Loteamento Cidade Jardim à Estação da Lapa.  As estações do BRT estão sendo projetadas para garantir mais conforto e segurança à população. Com uma estrutura leve, o impacto na paisagem da cidade será pequeno, preservando as características arquitetônicas de Salvador. Até o segundo trecho, serão instaladas 10 estações.

 

A escolha do modal aconteceu no âmbito do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU e do Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob Salvador, sendo consolidados em documentos mais recentes que respaldaram a concepção do Anteprojeto de Referência. O Sistema BRT desde 2008 integra todos os planos e projetos de mobilidade elaborados pelos governos estadual e municipal. Até 2025 serão seis novas linhas.

 

Indagado pela imprensa, Reis rebateu a tese de que o sistema do BRT esteja ultrapassado. "Nós discordamos [que o BRT seja ultrapassado]. Hoje 167 cidades no mundo já tem o sistema de BRT, 55 estão em expansão e 121 estão na mesma situação de Salvador. Grandes cidades, como Pequim e Bogotá, e cidades dos estados americanos", disse Reis ao ser questionado sobre o assunto antes de o evento começar.

 

Segundo o gestor, foram feitos estudos de impacto ambiental antes da aprovação do projeto. "O projeto analisou a situação de 488 árvores que estão ao longo do trajeto e dessas apenas 87 tiveram que ser suprimidas. As demais foram transplantadas, 19 estavam mortas e outras foram podadas. E outras não precisaram ser mexidas. Então, tivemos todo o cuidado com a questão ambiental".



O braço direito do prefeito ACM Neto (DEM) aproveitou o questionamento para alfinetar a obra do metrô de Salvador, capitaneada pelos governos do PT. "Cabe aqui frisar que a obra do metrô, na Paralela, retirou mais de 1200 árvores", disparou, ressaltando que o projeto da prefeitura teve todas as licenças ambientais concedidas. Segundo Reis, o BRT é mais adequado que o VLT ou metrô para a região em que o modal será construído. "Imagine os impactos ambientais e visuais daquelas estruturas de concreto?". Reis afirmou que o valor das passagens será o mesmo da tarifa de ônibus e que as primeiras estações devem começar a ser entregues no ano que vem. O vice também destacou que todos os veículos terão ônibus elétricos. O trecho 1 vai do Cidade Jardim até o Shopping da Bahia. O trecho 2 vai da Lapa até o Cidade Jardim. E o trecho 3 é a expansão na Pituba. "A ideia é ter trechos transversais para atender a cidade como um todo".

Fonte: Tribuna da Bahia

ÚLTIMAS Notícias

May Pitanga - Show Planta Do Pé

14 de setembro de 2019 às 16:35:59

App Da Rádio Web jovem Brasil

13 de setembro de 2019 às 17:19:58

App Da Rádio Web jovem Brasil

13 de setembro de 2019 às 17:06:15

Fale Conosco

. Salvador - BA
(71) 0000-0000 | (71) 9935-41700 | (71) 9935-41700
radiojovembrasilweb@gmail.com