Prefeitura de Jequié lança selo comemorativo ao centenário de Luiz Cotrim

SECOM - Secretaria de Comunicação - Jequié


 

Como parte das festividades em comemoração aos 121 anos de emancipação política da cidade, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou, na manhã desta quinta-feira, 11, no salão nobre da Prefeitura, um selo comemorativo confeccionado pela Casa da Moeda do Brasil (CMB), alusivo ao centenário de nascimento do professor, jornalista, cronista social e poeta, Luiz Neves Cotrim, que também será homenageado durante o tradicional desfile cívico, no dia 25 de outubro, com o tema ‘Uma rosa ao centenário do poeta Luiz Cotrim’. Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade; a secretária de Educação, a professora, Graça Bispo, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o gerente da agência local da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Jadson Novaes; o presidente da Academia de Letras de Jequié, Júlio Lucas; Roberta Cotrim, neta do professor Luiz Cotrim, além de familiares e amigos do poeta homenageado, artistas locais, escritores e demais secretários municipais.

Os selos comemorativos foram apresentados ao público pelo secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, e pelo gerente da agência local dos Correios, Jadson Novaes. Serão disponibilizados 1.200 unidades do selo, que será utilizado nas correspondências institucionais da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a iniciativa é mais uma ação que visa comemorar o aniversário de emancipação política de Jequié e, ao mesmo tempo, prestar a devida homenagem ao legado do poeta, professor e jornalista, Luiz Cotrim.

 

“O prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, nos solicitou que fosse preparada uma série de atividades em celebração ao mês de aniversário da cidade, entre elas, ações em reconhecimento à história de Luiz Cotrim, uma justa homenagem pública ao nascimento do poeta, que teve ativa participação na sociedade, tendo sido sócio fundador da Associação Jequieense de Imprensa (AJI) e membro fundador da Academia de Letras de Jequié (ALJ), além de ter integrado, por muitos anos, o quadro de professores do antigo Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP), lecionando a disciplina de Língua Portuguesa, sendo colaborador com as suas crônicas sociais, O secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.

 

RADIOWEBJOVEMBRASIL.COM  NO APOIO A CULTURA.

O Museu Casa de Ruy Barbosa, localizado no Centro Histórico de Salvador, foi alvo de criminosos e teve 15 peças furtadas. Os objetos, que pertencem ao acervo da Fundação, incluem bustos e estátua em bronze, medalhas de prata e bronze, além de pares de óculos e uma caneta tinteiro, que pertenceram ao jurista, político e escritor baiano.

De acordo com informações da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), o crime foi cometido no último final de semana. A ausência das peças foi percebida na manhã de segunda-feira, 1º, quando uma funcionária da instituição chegou para trabalhar e percebeu a porta da frente apenas encostada.

O incidente não deixou vítimas. Segundo a ABI, “os vigilantes contratados pelo UniRuy para a guarda patrimonial não estavam no local. A ação sequer chamou a atenção dos moradores vizinhos do edifício situado na rua Ruy Barbosa”.

Ruy Barbosa morou no local até os 16 anos (de 1849 a 1865) e, por isto, o imóvel passou a levar seu nome. A Casa de Ruy Barbosa foi arrematada em leilão pelo jornalista Ernesto Simões Filho, fundador do Jornal A TARDE, no início do século XX. Em 1935, a Associação Bahiana de Imprensa conseguiu posse do imóvel.

O presidente da ABI, Walter Pinheiro, lamentou a invasão e relatou a importância do jurista, sua trajetória e a relevância da manutenção do museu. “Nosso objetivo é recuperar os bens roubados. Evidentemente, tudo o que pertenceu a Ruy Barbosa é importante. A sociedade pode nos ajudar a localizar as peças”, afirmou Pinheiro.

A Casa de Ruy Barbosa abriga um museu gerido e mantido pela Faculdade Ruy Barbosa, atual Centro Universitário UniRuy. O Convênio de Intercâmbio e Colaboração Técnica e Cultural firmado em 1998 entre a instituição e a ABI teve o objetivo de devolver à comunidade o espaço do Águia de Haia, como era conhecido o jurista baiano.

O imóvel chegou a ser invadido por ladrões em 1997. Na época, a maior parte dos objetos roubados foi recuperada e seguia disponível para exibição até agora.

 

A tarde

OBrasil registrou 2.995 assassinatos apenas no mês de julho deste ano. O número pode saltar, já que faltam quatro estados enviarem o relatório sobre os homicídios cometidos nas devidas regiões. Nos primeiros sete meses de 2018, o país já contabiliza 29.980 mortes, de acordo com uma ferramenta do índice nacional de homicídios do G1.

Segundo informações do portal, estão incluídos todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que compõem os conhecidos crimes violentos letais e intencionais. Ainda faltam mandar os dados para a reportagem Bahia, Ceará, Paraná e Piauí.

 

Notícias ao Minuto

organização do Rock in Rio anunciou nesta terça-feira (25) que a edição de 2019 será nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro. Será a segunda edição no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

A venda do Rock in Rio Card começa no dia 12 de novembro, às 19h, pelo site Ingresso.com.

Anitta é a única atração confirmada até o momento. Ela cantará pela primeira vez na edição brasileira, após ter se apresentado no Rock in Rio Lisboa neste ano.

QUEM SOMOS

Tel: (71) 99354-1700 
Email:radiojovembrasilweb@gmail.com
End: Gregorio Bondar
Bairro  - Salvador - BA
RÁDIO WEB JOVEM BRASIL